Trânsito já mata mais pessoas do que crimes violentos no ES; motociclistas e jovens são maioria das vítimas

Governo do ES cobra regulamentação nacional após aumento de acidentes O trânsito já mata mais do que os crimes violentos no Espírito Santo. De janeiro a o...

Trânsito já mata mais pessoas do que crimes violentos no ES; motociclistas e jovens são maioria das vítimas
Trânsito já mata mais pessoas do que crimes violentos no ES; motociclistas e jovens são maioria das vítimas (Foto: Reprodução)

Governo do ES cobra regulamentação nacional após aumento de acidentes O trânsito já mata mais do que os crimes violentos no Espírito Santo. De janeiro a outubro deste ano, 860 pessoas morreram em acidentes de trânsito, enquanto 693 foram vítimas de homicídios no mesmo período, segundo dados do Observatório da Segurança Pública. A inversão preocupa especialistas e o próprio governo, já que o estado tem registrado queda consistente nos números de crimes violentos, mas vive uma escalada na quantidade de acidentes, especialmente envolvendo motociclistas e jovens, e com mortes. 📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp O governador Renato Casagrande (PSB) reconheceu o problema em entrevista ao Bom Dia ES, no último dia 19 de novembro, e afirmou que o trânsito se tornou hoje a principal causa de morte violenta no Espírito Santo "Neste ano de 2025, até o momento, houve mais morte no trânsito do que no crime", reconheceu. Acidentes crescem, homicídios caem Nos últimos cinco anos, os crimes violentos no estado caíram de forma contínua, passando de 1.166 homicídios em 2020 para 682 até outubro de 2025. Já as mortes no trânsito seguiram o caminho oposto. Elas saltaram de 750 em 2020 para 809 até outubro deste ano, com pico de 985 casos de 2024. Motociclistas concentram quase metade das mortes Segundo o governador, dos 860 mortos no trânsito até outubro, 474 eram motociclistas. A moto já é historicamente o veículo que mais mata no estado, mas o avanço de outros modais, como os autopropelidos (veículo que não pode ultrapassar 1000 W de potência ou 32 km/h de velocidade máxima) acendeu novo alerta. Motorista sem habilitação invade contramão e mata motociclista no Espírito Santo Reprodução/ TV Gazeta LEIA TAMBÉM: PRF é preso após sacar arma e ameaçar equipe médica durante atendimento ao pai Homens ficam feridos após briga com foice e faca e são presos em Colatina Casagrande relatou uma explosão de atendimentos envolvendo esses veículos, que incluem bikes com acelerador. “Em abril, o Samu atendeu dois casos envolvendo autopropelidos. Em outubro, foram 44. Só no Hospital São Lucas, são três cirurgias por dia relacionadas a esse tipo de veículo”, afirmou. Ele destacou ainda a falta de regulamentação nacional, que impede punições para quem circula em alta velocidade ou em locais proibidos. "Você não pode aplicar multa, não pode fazer apreensão. Falta norma. Aqui em Vitória, a gente já perdeu uma vida com acidente envolvendo esse tipo de veículo”. Jovens são as principais vítimas O recorte por idade mostra a dimensão da tragédia para os jovens e para as famílias capixabas. Entre os mortos no trânsito em 2025: 36% tinham entre 15 e 24 anos; 18,5% tinham entre 25 e 34 anos; 17,6% entre 35 e 44 anos. Acidente em abril de 2025 na BR-101, no ES Reprodução Somados, os jovens e adultos até 44 anos representam mais da metade das mortes no trânsito. No caso dos homicídios, o cenário é semelhante: 61% das vítimas tinham menos de 34 anos, com concentração entre 15 e 24 anos (34,6%). Casagrande chamou atenção para o drama dentro dos hospitais. “Se você for na UTI do Hospital São Lucas, vai ver 60% de jovens. Muitos ficam com sequelas para o resto da vida”, ressaltou o governador. Homens seguem maioria absoluta Assim como acontece com os homicídios, os acidentes de trânsito também vitimam, em sua maioria, homens: Violência no trânsito: 83,7% homens; Crimes violentos: 93,7% homens; Cidades que mais registram mortes A Região Metropolitana de Vitória concentra a maior parte das mortes, tanto no trânsito quanto por crimes violentos. Mortes no trânsito (2025, até outubro): Serra: 607; Cachoeiro de Itapemirim: 405; Vila Velha: 389; Linhares: 359; Vitória: 309. Mortes violentas (2025, até outubro): Serra: 1320; Cariacica: 1150; Vila Velha: 1110; Vitória: 567; Linhares: 546. Noite é o período mais letal Tanto no trânsito quanto nos crimes violentos, o príodo noturno concentra o maior número de mortes: Trânsito: 32,53%; Crimes violentos: 36,66%. Governo pede regulamentação para autopropelidos Com o aumento de acidentes envolvendo veículos elétricos leves, o governo enviou ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) um pedido para criar regras e permitir fiscalização efetiva. “A gente apoia esse tipo de transporte, porque é sustentável, mas precisa ter regra. Hoje, não dá para multar ou apreender. É impossível fiscalizar sem uma norma”, disse Casagrande. Atualmente, apenas ciclomotores precisam de registro no Detran. Bicicletas elétricas e autopropelidos não têm limite de idade para uso e podem circular em vias urbanas de até 30 km/h. Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo